sexta-feira, 18 de junho de 2010

Uma Questão de Equilibrio, outro contexto educativo de qualidade



10/Maio/2007

“ Questão de Equilíbrio-Escola da Floresta

Local: Setúbal/ 15h ás 16h00

O dia estava quente e agradável, já perto da Associação ainda sobrou tempo para saborear uma “bica”.

Junto á porta 75 da Av. 5 de Outubro encontrava-se a Escola da Floresta, subi as escadas e o cheiro a mofo substituiu o cheiro do café, as instalações estão degradadas, infelizmente, pois é de grande valor os objectivos desta Associação.

A Escola da Floresta é mais um projecto da Associação “ Questão de Equilíbrio”, esta Instituição foi criada em 1994, com a grande finalidade de acolher os ”meninos de rua”, para os formar como grandes cidadãos. Crianças despromovidas de afecto familiar, com sérios casos de violência doméstica, muitas vezes deixadas ao abandono por serem tão rebeldes.

Entregues a si mesmas, fazem-se à rua, mantendo um espírito corajoso, onde usam uma fachada para não se sentirem excluídos nos novos gangs que escolhem para família.

Levados pelo infortúnio da inocência, começam por entrar no mundo da droga, do aliciamento para a prostituição, da extorsão.

A Directora Paula Martinez, foi quem nos recebeu, educadora Social e uma das grandes impulsionadoras deste Projecto.

Esta Escola tem como “objectivos a organização de intervenções formativas e educativas adequadas às necessidades locais de desenvolvimento e a estimulação de atitude de aprendizagem permanente”.

A Escola da Floresta pretende facilitar o progresso escolar e profissional, estas formações exigem que os jovens com idades compreendidas entre os 15 e 20 anos, concluam o 2ºciclo do Ensino

Básico e só depois façam uma formação profissional (Serralharia, Marcenaria e Canalização).

A equipa técnica é composta por 6 elementos, uma técnica superior de educação, animadora, animador de risco, psicólogo, assistente social e um auxiliar de serviços gerais.

A Associação mantém acordos com a segurança social, e o espaço foi disponibilizado pela Câmara Municipal de Setúbal.

Enquanto estávamos na sala de convívio, muitos deste jovens estavam curiosos com a nossa presença, até um dos jovens nos veio entregar um inquérito para um dos seus trabalhos. Simpáticos e prestáveis com as visitas, vinham espreitando um a um a nossa conversa.

Era notável, a falta de afecto, mas todo o carinho por parte da Associação se fez sentir durante aquela hora. Um trabalho louvável, de grande dedicação, é triste não haver mais projectos destes espalhados pelo nosso país, a realidade portuguesa ainda é desconhecida para a grande população, mas o Governo conhece-a, logo deveria sustentar e apoiar estas iniciativas voluntárias de grandes mulheres e homens que dedicam toda uma vida em serviço da comunidade, gente que sente e que todos os dias leva para casa, estes casos de exclusão social, mas os valores falam sempre mais alto e…foi louvável o que aprendemos e vimos naquela sala de convívio, no centro da cidade, onde milhares de pessoas passam e nem se apercebem deste grande serviço humanitário.


Texto retirado de Diário de Bordo , Sónia Rijo, disciplina Contextos educativos: Prática e Reflexão Pedagógica I


Site:

http://www.questao-equilibrio.org/index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=36

1 comentário:

  1. Sónia

    Testemunho importante. Desafio todos os leitores a visitarem a associação.

    Professora Luísa Ramos de Carvalho

    ResponderEliminar