terça-feira, 22 de junho de 2010

Sites

Para quem não teve oportunidade de visitar directamente a comunidade, no âmbito da disciplina Intervenção na Família e na Comunidade, seguem estes sites com informações pertinentes acerca do trabalho desenvolvido na Cova da Moura.
Nomeadamente, pela Associação Cultural - O Moinho da Juventude, que presta serviços de apoio e atendimento à sua comunidade.
Podem ainda inteirar-se do projecto de qualificação do bairro intitulado Sabura, uma expressão crioula que significa, "apreciar aquilo que é bom".

3 comentários:

  1. Filipa

    Obrigada por disponibilizar os links. E o seu comentário à visita? Que achou? Que mudou na sua ideia sobre este bairro?

    ResponderEliminar
  2. O meu primeiro encontro com o Moinho da Juventude foi no ano de 2002, onde através de um Encontro Internacional de Ludotecas realizado na Gulbenkian através do IAC, fizemos uma visita guiada onde as crianças e jovens da comunidade que frequentavam o Moinho, nos ofereceram um marcador de livros elaborados por eles. gostei muito e após ver as fotos ainda me recordo mais desse dia. Foi muito gratificante.

    ResponderEliminar
  3. COMENTÁRIO À VISITA

    Após a nossa visita ao bairro, fiquei muito bem impressionada com todo o espírito comunitário que se sente entre as pessoas e no acolhimento aos seus visitantes. Lembro-me até de comentar com uma colega: "Hoje estamos a sentir-nos como estas pessoas quando chegam ao nosso «mundo», é tudo «estranho» e «diferente», mas sentimo-nos bem. Era bom que todos se sentissem bem recebidos como nós e integrados num ambiente diferente."
    O ambiente do bairro é muito pacato e agradável, pelo menos no que pudemos presenciar e não me senti insegura, como inicialmente poderia esperar, fruto do “preconceito” e “ideias estereotipadas”. O nosso almoço foi um regalo, adorei a comida típica!
    É de facto, um bom exemplo de boas práticas no apoio à comunidade, o projecto «Sabura» lançado pelo Moinho da Juventude, tem feito diferença e continua a ter “pernas para andar”.
    O aspecto menos positivo que aponto, é a própria tendência de "guetização" do bairro, o que faz com que cada vez esteja mais isolado da restante população circundante, o que não favorece o estabelecimento de relações e integração entre ambos os contextos.
    Foi uma experiência muito rica, onde capto fundamentalmente a boa vontade e empenho das pessoas que à partida se poderiam deixar vencer pelo preconceito, ou desistir pelos fracos recursos com que contam. Mas não o trabalho ali realizado pela associação e pelos moradores é de qualidade, e faz vislumbrar um futuro mais promissor para toda a comunidade.
    A união faz a força e «Sabura» para todos!


    Filipa Pedro

    ResponderEliminar