terça-feira, 22 de junho de 2010

Planificação - "Maleta Pedagógica"





No seguimento do meu projecto pedagógico e de investigação, desenvolvi esta planificação no sentido de informar, partilhar e envolver, as famílias das crianças da sala onde estagiei acerca do meu projecto: A Dinamização da Área dos Livros - a importância dos livros, contos, histórias no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

Esta planificação consiste na introdução de uma maleta pedagógica na sala, com o objectivo de ser explorada de forma alternada, pelas crianças e suas famílias ao fim-de-semana. Nesta maleta são incluídos diversos materiais, tais como: instrumentos musicais, fantoches de dedo, livros, histórias, cd's musicais e outros.

Um dos meus principais objectivos, uma vez que, a maleta era considerada um produto inacabado, era puder contar com o contributo das famílias, como forma de enriquecê-la com mais e diversos recursos, já que seria uma mais valia para todos os que dela poderiam usufruir. Existia também um espaço reservado aos registos das famílias após as experiências, com vista a perceber e recolher as suas opiniões.

Esta sugestão no que toca à minha experiência, foi muito bem recebida e contei com o contributo e adesão da grande maioria das famílias. Foi posta em prática na Creche, mas dadas as suas potencialidades pode ser introduzida em qualquer contexto.



































2 comentários:

  1. Experiencia interessante. Podia ter descrito melhor o contédo da maleta. Professora Luísa Ramos de Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Professora, queria ter conseguido anexar a planificação completa que fiz ao apresentar este material aos pais, mas como não consegui, enviei-lhe para o e'mail na mesma.


    Filipa Pedro

    ResponderEliminar