sexta-feira, 25 de junho de 2010

Particularidades no Desenvolvimento da Criança Surda

Particularidades do desenvolvimento da criança surda

“As crianças com deficiências auditivas apresentam alguns dos problemas mais difíceis e desafiantes para a educação especial. A perda auditiva interfere tanto na recepção da linguagem quanto da sua produção. Pelo facto de a linguagem interferir em praticamente todas as dimensões do desenvolvimento, a incapacidade de ouvir e falar é uma deficiência crítica, que pode dificultar o ajustamento social e académico.” (Kirk & Gallagher, 2002)
Ao nível do desenvolvimento motor a criança surda, apenas surda, não é diferente da criança ouvinte. No entanto, podemos observar diferenças ao nível da formação de conceitos, de raciocínio e de linguagem caso o diagnóstico da surdez seja feito tardiamente. Por esta razão o diagnóstico e intervenção precoce pode fazer a diferença na educação da criança surda.
“A surdez, por si só, não tem influência sobre o desenvolvimento sócio-emocional. No entanto, perdas de capacidade de percepção de sons têm implicações no acesso à informação auditiva e, a partir do momento em que na comunicação em cuidador e criança a linguagem ganha importância, a surdez pode tornar-se um factor condicionador do desenvolvimento. Considera-se particularmente importante a qualidade do meio familiar, a adaptação parental à surdez, os recursos educacionais e comunitários, assim como a própria criança e as interacções que mantém nos contextos ecológicos em que vive” (Sim-Sim, 2005)
A Educação da Criança Surda começa quando o adulto proporciona contacto físico, quando diz sim ou não e abana a cabeça acompanhando com a expressão facial. O simples acto de pegar no bebé ao colo e encostá-lo ao nosso peito permitir-lhe-á sentir as vibrações da nossa voz. “A criança observará com o tempo que os movimentos dos lábios, da cabeça, as expressões faciais, as vibrações e os sinais têm algum significado de comunicação” (Kirk e Gallargher. 2002)
É por isso importante apoiar a família na educação da criança surda promovendo junto da comunidade a sensibilização para a integração destas crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário