sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mamudo o Herói Surdo



Mamadu, o Herói Surdo
Este é um outro livro de referência para a comunidade surda. A autora é Marta Morgado, que com esta história pretendeu prestar uma homenagem a todas as crianças surdas, oriundas de países africanos, que deixaram as suas famílias para vir estudar para Portugal.
A acompanhar o livro existe um DVD com a história de Mamadu em LGP e ainda com testemunhos reais de antigos alunos do CED Jacob Rodrigues Pereira, que também passaram por esta experiência: Amílcar Furtado, Abubacar Turé, Jorge Benge, Benvinda Kissanga, Gracelindo Pereira, Helder Duarte e Nelson Sereno, Iruénia Oliveira e Jonas Timas.

A história de Mamadu é muito bonita. Ele era um menino surdo que vivia na Guiné-Bissau. Os pais queriam o melhor para ele e procuraram ajuda, mas a ajuda naquele país era muito difícil, pois ninguém sabia o que era ser surdo. Então os pais pediram ajuda ao governo para enviar o filho para Portugal, para que ele tivesse escola. Tudo era difícil, não podiam emigrar juntos. Mamadu só tinha cinco anos, era demasiado novo para se afastar da família, mas alguma coisa tinha de se fazer. Mamadu precisava de aprender coisas, aprender a escrever, mas no país dele não havia uma escola para surdos. Um dia, o presidente daquele país, ofereceu-lhe uma viagem de avião. Os pais ficaram felizes, havia esperança para o seu filho e mais tarde ele poderia voltar para o seu país. Também ficaram tristes, porque o filho ia partir para longe deles. Mamadu ficou triste por se afastar da família, queria o colo da mãe. Mas logo recuperou a felicidade quando chegou à escola de meninos surdos. Sempre que chegava um menino ou uma menina nova, todos os meninos surdos reuniam-se à sua volta, faziam muitas perguntas e depois convidavam-no a brincar. E foi assim que aconteceu com Mamadu. Viveu naquela escola com outras crianças surdas que também, ou não tinham pais, ou cujas famílias estavam longe. Ele tinha um sonho, voltar para a sua terra natal e ser professor de surdos, para que as outras crianças não fossem obrigadas a ficar longe dos seus pais e dos seus irmãos. E assim aconteceu…

Este é apenas um resumo. Leiam a história na íntegra e façam-na chegar aos alunos surdos.

Bibliografia:
Morgado, Marta (2007) Mamadu, O Heroi Surdo. Lisboa: Surd'Universo.

Informação Retirada de:
http://escoladereferencia.blogs.sapo.pt/21892.html

1 comentário:

  1. Ana

    Não conheço o livro mas deve ser mesmo interessante.Terá de pensar em escrever um contributo para a revista da APEI


    Luisa Ramos de Carvalho

    ResponderEliminar