quinta-feira, 24 de junho de 2010

Livro: SÁ, Eduardo ( 2006) Crianças para sempre




SÁ, Eduardo (2006) Crianças para sempre. Lisboa: Oficina do Livro.

Crianças para sempre é um livro da autoria de Eduardo Sá, psicólogo, psicanalista e professor de psicologia clínica (ISPA), faz referência à importância de reflectirmos sobre os pensamentos das crianças. E segundo o autor a melhor maneira de o fazermos é colocarmo-nos na posição destas. (pensando como crianças e com muita imaginação).

O livro é constituído por 5 capítulos:

- Os Pais

- As crianças

- Os Adolescentes

- Os Educadores

- A inocência de ser pequeno e grande

Os capítulos estão dividos por subcapítulos, os quais abordam temáticas de grande interesse (divórcio, distúrbios alimentares entre outros). Neste livro estão contidos também textos que foram publicados na revista Xis e Notícias Magazine.

Eduardo Sá utiliza um discurso reflexivo e irónico com o objectivo de Pais e Educadores percebam melhor as angústias e os comportamentos das crianças para que possam ter um papel interventivo e determinante no seu desenvolvimento.

Se a infância fosse cor-de-rosa ou azul-bebé, não seria necessário desperdiçar muitos anos, várias relações e diversos casamentos para cicratizar muitos sofrimentos infantis.(..) Se a infância de muitos pais tivesse sido um bem de primeira necessidade, os seus filhos seriam crianças para sempre.(...)

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário