segunda-feira, 14 de junho de 2010

Livro "O mundo Imaginário das Crianças"


Livro escrito por Tilde Giani Gallino, escritora Italiana.


Este faz referência ao objecto transaccional, dizem os adultos, com função lúdica, emocional, cognitiva e social absolutamente única, uma extraordinária manifestação de criatividade infantil. Já para as crianças o ursinho de peluche e seus pares, na forma de caracol, joaninha, tigre ou tartaruga, mais que brinquedos são amigos, quase com alma e emoções.


O livro foi publicado pela Editora Civilizações, no ano de 1998, com 246 páginas.


É um livro que recomendo, não só pela sua descrição de acontecimentos, mas também para um dia mais tarde sabermos lidar com a eventual situação de "amigos imaginários" dentro da nossa sala de jardim-de -infância com também no nosso seio familiar, mais concretamente com os nossos filhos.



3 comentários:

  1. Este é um livro realmente fantástico. Também o tenho e já o utilizei como um recurso muito valioso. Comprei-o no segundo ano do curso aquando o meu estágio em creche. É um livro que nos convida a reflectir no sentido de valorizarmos os "objectos afectivos" das nossas crianças. Nesse estágio tinha uma criança que diariamente levava os seus brinquedos (que nem sempre eram os mesmos).Na hora de deitar fossem quantos fossem a criança queria dormir com eles. É de facto importante que sejamos sensiveis a estas questões numa tentativa de compreendermos os signficados atribuidos aos seus objectos, pelas crianças. Assim sendo, nunca os devemos menosprezar.
    Leiam!Vale mesmo mesmo a pena!

    ResponderEliminar
  2. Luísa e Andreia:


    Não conheço o livro mas fico com vontade de o ler. Existe no nosso CRE? A partilha de livros é essencial. Mas como é que o livro as ajudou? Por exemplo, no caso da Andreia? Mudou o seu comportamento relativamente à criança?

    Luísa Ramos de Carvalho

    ResponderEliminar
  3. Fiquei também muito interessada em ler o livro... mas um para apontar e ler durante o Verão!

    ResponderEliminar