quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Implicação da Família no Acto Pedagógico





No âmbito do meu Projecto Pedagógico e de Investigação, criei, como algumas colegas sabem, uma Sala Snoezelen. este espaço, pelo seu ambiente permite experiencias de corpo inteiro onde todos os sentidos são accionados e estimulados. Para além de ter sido criado com o intuito de fomentar a descoberta e a aprendizagem nos bebés, visou, igualmente, implicar a familia no processo, pois para além do envolvimento parental proporcionar às crianças momentos agradáveis e securizantes, também é uma forma de transmitir aos pais o papel do educador e da importância deste, em conjunto com a familia, no processo de desenvolvimento e bem-estar dos filhos. Segundo Gabriela Portugal (1997) "os pais também se relacionam melhor com o educador dos seus filhos quando percebem a natureza complexa do seu trabalho e apreciam os objectivos que os educadores desejam cumprir", da mesma forma que "o acto pedagógico não pode ser um acto unidireccional, mas um processo de trocas e partilhas e, sobretudo, de parcerias"(PERRENOUD, 2001).



Foi muito interessante observar pais e filhos partilhando descobertas.

1 comentário: