quinta-feira, 17 de junho de 2010

Famílias Disfuncionais


2 comentários:

  1. Raquel

    Que comentário lhe sugere este artigo que divulga para todos nós? Porque o escolheu?

    Professora Luísa Ramos de Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Olá, Luísa!
    Olá, a todas!

    Acabo de aqui chegar e logo os meus olhos foram cair sobre este artigo ...

    Quando oiço falar em «famílias disfuncionais» (que não sei bem o que é ...) fico logo a pensar em que é que a minha família é disfuncional? Será? Não será? ...

    Este psicólogo (e daquilo que aprendi até hoje, também os há para todos os gostos ...) diz que os seus membros têm «comportamentos normais» ... e que esses comportamentos foram aprendidos ... nada de novo portanto! Lugares comuns!!

    Para mim, um psicólogo que fala assim seja de quem for, perde logo toda a credibilidade. Como pode este tipo de discurso ajudar quem de facto precisa de ser ajudado? Como pode ajudar as pessoas a interrogarem-se sobre os seus comportamentos em situações de pressão ou de stress?

    E cada um de nós como se comporta nessas situações? Em que é que as famílias de cada um de nós são disfuncionais, ou seja, não funcionam?

    O que se ganha em arrumar as "famílias nestas prateleiras" ou categorias? ... quer dizer que assim podemos deixar de ser exigentes connosco próprias como educadoras ou professoras por que há uma razão, que justifica o insucesso do nosso trabalho, que está fora do nosso alcance?

    Ou todas as famílias dos nossos alunos, cada uma com os seus diferentes problemas nos exigem um empenho e uma reflexão constante que contribuem para o nosso aperfeiçoamento quotidiano?

    Estas são algumas das questões que se me levantam ...

    Muitos e muitos parabéns pelo Blogue! ... :-)

    Beijinhos para todas e as maiores felicidades

    ResponderEliminar