quinta-feira, 17 de junho de 2010

Compreender o luto... um lugar no coração...



Este é um livro de apoio a nós educadores de infância, mas também para as famílias, um apoio numa temática tão difícil de retratar como o luto, assim sendo, este livro permite-nos chegar às crianças de forma amistosa, tocando num assunto que mexe não só com os sentimentos, mas também com a razão.
Observem com as crianças a capa do livro. Falem sobre os desenhos. Será que as crianças conseguem adivinhar do que o livro irá tratar?
Expliquem às crianças que quando alguém que amamos morre, nós sentimos várias coisas, incluindo tristeza, medo, solidão, irritação e uma profunda dor. Cada pessoa tem os seus próprios sentimentos, mas todos são normais e adequados a elas.
Perguntem às crianças como é que acham que André se está a sentir.
O pai de André está à espera dele para o levar para casa. Perguntem às crianças como é que elas acham que o André se sente com isso.
André descreve como o seu corpo se sente. Em geral as crianças estão em sintonia com o seu corpo e muitas vezes descrevem os seus sentimentos e emoções dizendo coisas como: “Dói-me a barriga”. Perguntem às crianças em que partes do corpo sentem cada emoção – tristeza, alegria ou fúria.
O André vê uma joaninha, o que lhe faz lembrar o avô. Perguntem às crianças o que é que elas acham que o André sente agora. Os seus sentimentos alteraram-se? Em caso afirmativo, porquê? Expliquem-lhes que em períodos de tristeza é normal haver uma alteração de sentimentos.
O pai do André assegura-lhe que todos os seus sentimentos são naturais e normais. Perguntem às crianças como é que elas acham que o André se sente quando o pai o abraça. Se o André fosse amigo delas, o que lhe diriam para que ele se sentisse melhor?
A mãe do André explica que ela e o pai também estão muito tristes com a morte do avô. Segundo as crianças, que efeito tem isso no André?
André escolhe o prato preferido do avô. Perguntem às crianças porque é que o André o faz.
O André e os pais jantam juntos e recordam o avô, perguntem às crianças se estas acham que os sentimentos da família se alteram e, em caso afirmativo, como e porquê?
Ao verem as fotografias do avô e ao falarem sobre ele, o André e os pais experimentam vários sentimentos. Digam às crianças que nessas alturas é normal os sentimentos terem altos e baixos e que devem expressar os diferentes sentimentos, sejam eles “bons” ou “maus”.
O André e os pais sentem que o avô continua presente nos seus corações. Perguntem às crianças o que isso significa. Como acham que o André e os pais se sentem? Porque é que foi mais fácil para eles despedirem-se do avô?
O tempo passou e o André e a amiga passam um dia maravilhoso a brincar. Isto é um sinal de que a dor de André também se esbateu. Perguntem ao André como é que acham que André se sente agora. Acham que ele ainda se sente triste pela morte do avô?
Ao falar com a amiga, o André recorda os bons momentos passados com o avô. Perguntem às crianças o que acham que André quer dizer ao afirmar que o avô nunca estará longe. Segundo elas, como é que alguém pode viver para sempre no coração de uma pessoa?

2 comentários:

  1. Patricia

    Outro tema importante para partilhar. O que achou do livro?

    Alguém já teve crianças no seu grupo a passarem por um processo de luto?
    Professora Luísa Ramos de Carvalho.

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  2. O livro é muito importante, é um grande auxílio a nós educadores e também aos pais, na medida em que não podemos simplesmente estar sempre a dizer que "foi para o céu". Como criança que fui, não gostei que me tivessem explicado o luto deste modo, eu queria a verdade e como crinça que era, no entanto, não era ignorante, sabia que me estavam a pintar o mundo de cor de rosa. `
    Nunca tive uma criança nesta situação, mas enquanto criança passei pela experiência daí achar importante partilhar convosco.

    Patrícia Margaço

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