quinta-feira, 17 de junho de 2010

Compreender a adopção ... A família de Flora



A família é o primeiro contexto que a criança conhece quando chega ao mundo. Pais, avós, tios, primos… enfim todos mimam o bebé, todos lhe dão atenção e todos querem ficar junto dele, no entanto, isto é o que se reconhece por família tradicional, na realidade, existem outros bebés e outras crianças, cujo primeiro contexto de vida passa por um Centro de Acolhimento Temporário.
Este manual ajudar não só um educador, mas também uma família, a explicar à criança o que é a adopção e o que ela implica.
Assim sendo, é importante observar a capa do livro e falar sobre os desenhos. Será que as crianças conseguem adivinhar o que este contém?
A hora do banho pode ser um momento divertido. Falem sobre o quanto Flora está a divertir-se com os pais. Convidem as crianças a falar do seu divertimento no banho.
A Flora repara que o seu cabelo é comprido e escuro, mas que o da mãe é curto e claro. Perguntem às crianças se também repararam nisso.
A mãe de Flora diz-lhe que ela foi adoptada. Perguntem às crianças o significado de adoptada. Expliquem-lhes o que é a adopção e respondam a quaisquer perguntas que as crianças possam colocar.
Perguntem às crianças o que acham que a Flora sente quando descobre que foi adoptada. Elas conhecem alguém que tenha sido adoptado?
Os pais da Flora dizem que estão muito felizes por ela fazer parte da família. Perguntem às crianças como é que elas acham que a Flora se sente ao ouvir isso.
Flora pergunta se ela é diferente do irmão e da irmã. Expliquem que as crianças adoptadas podem ter algumas coisas diferentes (por exemplo, têm pais adoptivos diferentes), mas que são iguais em muitas outras coisas (por exemplo, vivem na mesma casa, têm os mesmos pais para cuidar delas e podem gostar das mesmas coisas). Perguntem às crianças em que é que Flora é diferente da restante família e em que é que é igual.
O pai de Flora diz que os bebés precisam de muitos cuidados. Incentivem as crianças a falar do tipo de cuidados de que os bebés precisam. Expliquem-lhes que todas as crianças se sentem mais seguras e felizes quando sabem que os pais podem cuidar delas.
Podem abordar isto como sendo os pais os “grandes” que cuidam e as crianças os “pequeninos” que são cuidados de modo a poderem crescer e aprender. Realcem que todas as crianças, incluindo as adoptadas são as “pequeninas” da família.
Os pais da Flora explicam como foi difícil para os pais biológicos terem de procurar uma família adoptiva para ela. Digam-lhes que essa decisão se baseou no amor que eles tinham por ela.
A Flora pergunta se os seus pais biológicos não ficaram com ela por ela ter feito alguma coisa errada. Esta é uma preocupação das crianças adoptadas. Perguntem às crianças como é que elas acham que Flora se sente quando faz essa pergunta.
O pai de Flora afirma que tanto os pais biológicos como os adoptivos de Flora queriam ter a certeza de que ela seria amada e segura e que alguém cuidaria dela. Como é que as crianças acham que a Flora se sentiu ao ouvir isso?
A mãe de Flora diz-lhe que é óptimo que ela faça perguntas. É importante que as crianças adoptadas saibam que podem colocar as perguntas que quiserem. Expliquem às crianças que elas podem colocar as perguntas que quiserem, pois tal como os pais de Flora, responderão sempre de modo a que elas compreendam.
Fica claro que os membros da família de Flora se amam bastante uns aos outros. Perguntem às crianças o que acham que faz Flora feliz. Perguntem-lhes o que é que ouviram da história que pudesse fazer Flora tão feliz.

2 comentários:

  1. Patricia

    Este é um dos poucos livros que conheço sobre adopção. Foi importante que o tivesse partilhado. Ele está disponível nos CAT?
    Outro livro é "Grávida do Coração" que fala da adopção de uma criança negra por uma mãe branca. Conhecem?

    Professora Luísa Ramos de Carvalho

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  2. Não conheço o que a professora explicitou, no entanto, no CAT onde estive esse livro não só não existia, como as crianças não têm acesso aos livros sem que a educadora o permita.

    Patrícia Margaço

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