sexta-feira, 25 de junho de 2010

Blogue da Ludoteca "O Moinho"


Visitem-nos! Aqui ainda se brinca...em grupo, ainda se negoceia papéis e funções, ainda se faz de conta que somos aquilo que desejarmos, ainda brincamos cara a cara, ainda se fantasia e se imagina, ainda se interage, se comunica com o outro. Aqui ainda se cresce a brincar!


http://ludotecaomoinho.blogspot.com/


Cliquem neste link e tenham uma visita guiada pelo espaço da Ludoteca O moinho.

http://www.youtube.com/watch?v=ZPmqHQAk85w&feature=player_embedded

Como futuras educadoras devemos assumir um discurso que reconheça e valorize este tipo de espaços lúdicos. Já é tempo de encararmos as diferentes expressões artisticas e o brincar, não como momentos de descontração e divertimento, mas como um contributo importante para a aquisição de conhecimento e construção da nossa identidade.

Em todas as acções estão implicitas as capacidades de criar, imaginar e fantasiar, então estas devem ser desenvolvidas desde o nascimento e ao longo da nossa vida.

Tal como Herbert Read (pioneiro do movimento de Educação pela Arte) refere, em crianças somos verdadeiros génios da criação e da invenção, mas à medida que vamos crescendo estas capacidades vão sendo pouco desenvolvidas e estimuladas para se dar ênfase ao conhecimento das "matemáticas", das "ciências.

Que continuemos a dar importância ao que nos possibilita expressar sentimentos e emoções, a optar, a decidir, a criticar (construtivamente) e a evoluir.

1 comentário: