quinta-feira, 17 de junho de 2010

Atenção, a Família aínda existe...tenha a mesma, várias formas de ser...


















A família assim como a escola, desempenha um papel igualmente fulcral na promoção do desenvolvimento social e cognitivo da criança. Este contexto, revela-se essencial na estabilidade emocional da criança. Quando a família valoriza a aprendizagem, esta atitude faz despertar na criança a vontade de aprender, por isso, a escola devia proporcionar uma boa resposta educativa, de modo a não trabalhar sozinha nas respostas educativas. Assim. “ os pais e outros membros da comunidade podem ( e devem) também participar no projecto educativo do educador.”

A família também desenvolve um papel importante nas formas de representação do mundo exterior, pois é através dela que se dá a inserção do sujeito no mundo, e onde começa a apreensão de um conjunto de determinações, processo este que possibilita à criança viver de forma particular e, neste exercício, construir-se.
O complemento educativo da família deverá portanto ser a instituição educativa, com o dever de ajudar os pais a cumprirem as funções que são da sua competência por direito e dever, pois tal como defende Bronfenbrenner “ uma criança para se desenvolver necessita de um envolvimento estável de um ou mais adultos, implicando atenção e actividades conjuntas- care and joint activity- com a criança”
Por tudo isto, a equipa pedagógica, principalmente o educador de infância, deverá encarar as famílias como parceiros educativos, já que “ na verdade nem os educadores são os pais a fingir, nem os pais são os profissionais de educação dos seus filhos”
Assim, e centrando – me no trabalho realizado com as famílias no meu local de estágio, posso concluir que a equipa pedagógica da sala laranja, envolve-se e incentiva a participação das famílias nas várias iniciativas pedagógicas.

1 comentário:

  1. Sónia

    O seu comentário é um bom tema de reflexão. Onde começa e acaba a acção do educador e dos pais? Uma educadora pode oferecer-se para levar uma criança a casa? Levar para fim de semana? Um pai pode contestar o livro que a educadora escolheu para contar ao seu grupo porque não concorda com histórias com fadas e princesas? O que fazer se os pais dizem que o filho não come peixe e enviam um almoço alternativo para a criança? Se a criança entra logo cedo a comer um chocolate? Se relata que vê filmes violentos e não consegue adormecer? Que conceito de parceiros educativos quando os valores educativos se distanciam e as orientações se chocam?
    Professora Luísa Ramos de Carvalho

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